O gato  

Posted by LBJ in


Olho pela janela e noto que não há outra luz além daquela que vem da Lua e dos reflexos da humidade que já cobre os telhados. Das sombras emerge um gato de cor indistinta, talvez pardo ou mesmo negro de olhos amarelos esverdeados e que avança pelos beirais com segurança e indiferença. Sinto que me olha com aqueles olhos de gato e incomodam-me os olhos dos gatos com o seu vidrado colorido centrado por uma oval negra.
Os olhos dos gatos são como os das serpentes, cheios de significado e vazios de emoção, quando me olham sei que não se limitam a ver o que mostro, mas conseguem ver-me a alma. Aquele gato, está ali parado a julgar os meus pecados e o pior é que lhe são indiferentes, como se todo o negrume da minha alma nada significasse na imensidão da noite.
Ouço um ruído no beco abaixo e o gato também o ouviu porque desviou os olhos da minha alma. Tento perceber o que causou o ruído no meio de caixas e de lixo e de restos abandonados de coisas que um dia foram importantes para alguém. O gato desce num salto do telhado para a ombreira de uma janela e de outro salto para outra janela e ainda outra para uma varanda e já quase ao nível do solo assume a pose do caçador.
Noto que se foca num caixote de ripas velhas repleto de garrafas vazias ou cheias de restos de líquidos e água da chuva. Um novo ruído e o gato salta para a frente do caixote, de unhas de fora aterra com as quatro patas em simultâneo no chão e enfia o focinho por baixo e vejo e ouço a aflição de algo pequeno e cinzento que tenta desesperadamente meter-se mais fundo na procura de um refugio. Tudo é tão rápido que nem consigo perceber o que está acontecer, ouço um raspar e um miado e um guincho que se extingue e vejo os olhos do gato amarelos esverdeados com a sua oval negra que me olham com a vitima imóvel pendurada na boca, olhos de serpente em corpo de felino que me fazem sentir que sempre serei mais presa que predador…

This entry was posted on domingo, novembro 21 at domingo, novembro 21, 2010 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

3 Devaneios

Não sou grande apreciadora de gatos. Não gosto da sua falta de lealdade a quem lhes quer bem.
Mas gosto deste teu texto. Muito!

23 de novembro de 2010 às 15:05

lá venho eu mais uma vez defender os gatos da familia dos felinos, os gatos são muito parecidos com as mulheres são uns incompreendidos, mas mal escolhem os seus donos são leais à sua própria maneira, talvez as mulheres tb sejam assim. :)

4 de dezembro de 2010 às 17:18

Tens medo de gatos, LBJ?
;)

Com a tua descrição dos olhos, lembrei-me de berlindes... Saudades da infância, creio! :)

Beijitos :)

12 de dezembro de 2010 às 00:34

Enviar um comentário